Quem sou eu

Minha foto
Somos um grupo de um trabalho acadêmico de Tecnologia na Educação integrado à Biologia da Educação. O grupo é composto por: Elaine, Inácia, Joselene, Simone e Thaiane.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sistema Nervoso


O cérebro e o sistema nervoso controlam os mecanismos das atividades conscientes. Os nervos funcionam como mensageiros, e é através deles que podemos requisitar sensações de temperatura e de dor. O cérebro e o sistema nervoso necessitam de suprimento constante de sangue oxigenado: uma parada do fluxo sanguíneo em qualquer parte do sistema é uma das causas mais comuns de disfunção cerebral ou mau funcionamento do sistema nervoso.

As células cerebrais podem sofrer dano permanente se o seu suprimento de sangue parar por mais de dois minutos, por isso a prevenção de problemas circulatórios é muito importante. Vasos sanguíneos bloqueados ou rompidos no cérebro podem causar sérias conseqüências, incluindo invalidez permanente.












Acidentes, infecções, degeneração, tumores e doenças de causa desconhecida podem também afetar o cérebro e o sistema nervoso.
O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano, e encontra-se protegido por uma caixa óssea rígida, formada pelos ossos do crânio. Ele é constituído de bilhões de células nervosas (neurônios) e de vias nervosas que possibilitam uma infinita variedade de intercomunicações das quais dependem a inteligência e a memória do indivíduo. Cada parte do cérebro controla certa função corporal. Os dois hemisférios cerebrais, o cérebro e o pedúnculo cerebral englobam cerca de 90% do tecido nervoso e controlam o pensamento consciente, o movimento e a interpretação dos estímulos sensoriais. O cérebro regula as atividades subconscientes como a coordenação dos movimentos e equilíbrio. O tronco cerebral conecta o cérebro com a medula espinhal, e contém os centros nervosos que governam as funções “automáticas”, como batimentos cardíacos e a respiração.






O cérebro e os tratos nervosos da medula espinhal atuam juntos, formando o sistema nervoso central, sendo a medula a ligação entre o cérebro e o resto do corpo. As vias que levam os estímulos do cérebro para os vários órgãos descem pela medula, ao passo que as que provêm da pele e outros órgãos sensoriais sobem através dela levando mensagens para o cérebro. Uma rede de nervos periféricos liga o sistema nervoso central a outras partes do corpo e controla os músculos voluntários e as funções corporais involuntárias.

2 comentários: